Slide thumbnail
Slide thumbnail


Ead- Educação a Distância – Como Ingressar

O Aproveitamento de Estudos, Aceleração e Avanço Escolar, por meio de outros cursos, programas de treinamento e desenvolvimento pessoal, ou no próprio trabalho, objetiva-se em avaliar e reconhecer competências profissionais anteriormente desenvolvidas, para obtenção de habilitação de nível médio com base em experiências referente ao perfil técnico da habilitação pretendida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi homologada em 20 de Dezembro de 1996 – Lei Federal nº 9.394/96, Título V, Capítulo III, Art. 41 e 80; Art. 11 da Resolução CNE/CEB nº 04/99 dispõe sobre a certificação de Competências.

Parecer CEED 740/99, Capítulo II da Educação Profissional – e os Referênciais para Educação Profissional nos cursos de Formação Inicial e Continuada e nos Cursos Técnicos de Nível Médio, aproveitando as competências adquiridas.

Critérios

O candidato ao aproveitamento de estudos para obtenção do Diploma de habilitação Técnica deve ter O Ensino Médio completo (2º Grau) e comprovar a experiência profissional de, no mínimo dois anos de experiência na modalidade pretendida. (Comprovação através da carteira profissional e declaração da empresa empregadora)

Certificados e Diplomas de cursos de Ensino Médio e Educação Profissional, que tenham disciplinas, módulos, projetos e/ou atividades cursadas pelo aluno, compreendendo a formação das competências e habilidades requeridas no curso;

Preenchimento de relatórios de acompanhamento por parte do aluno interessado, descrevendo os processos, rotinas e procedimentos realizados no trabalho, para o aproveitamento da experiência profissional;

Apresentação da documentação oficial de vinculação empregatícia ou Declaração do Empregador que comprove a duração da mesma;

Preenchimento, por parte do EMPREGADOR, de relatório de validação das atividades desenvolvidas e os processos, rotinas e procedimentos envolvidos no cotidiano do trabalho do aluno interessado no aproveitamento da experiência anterior;

A critério da Coordenação do Curso e, mediante justificativa devidamente fundamentada, será aplicada avaliação teórica e/ou prática aos alunos que pretendam aproveitamento de estudos e que comprovem documentalmente, através de Certificados e Diplomas de cursos de Ensino Médio e Educação Profissional, o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas;

Obrigatoriamente, aos que comprovem experiências anteriores contribuintes para o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas, será aplicada avaliação teórica e/ou prática, versando sobre as bases tecnológicas a serem dispensadas.

Fases

O Processo de avaliação será desenvolvido em três etapas:

Pré Avaliação dos documentos solicitados pelo NECED

Avaliação Teórica

Avaliação Prática

Para ser aprovado, o candidato precisa obter média mínima (Teórica e Prática) de 70% (setenta por cento)

Números de questões da avaliação teórica única: 30 (sendo 25 de múltipla escolha e 5 questões abertas)

As avaliações práticas deverão envolver competências e habilidades específicas da habilitação.

As avaliações abrangem os conteúdos do Plano Curricular, referente aos cursos técnicos já existentes autorizados pelos conselhos estaduais de educação – CEE  e secretarias estaduais de educação – SEE.

Algumas avaliações para complementação deverão ser feitas de forma presencial nas Instituições parceiras.

A inscrição poderá ser feita pelo candidato ou pelo seu representante legal, mediante procuração pública em cartório.

A veracidade das informações prestadas no ato da inscrição será de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

Avaliação de Aptidão

O Processo de avaliação será desenvolvido em três etapas

01 Pré Avaliação no ato da Inscrição

02 Avaliação Teórica

03 Avaliação Prática

Documentos Necessários

Documentos necessários para matrícula relativa aos cursos técnicos através de Aproveitamento de Estudos, Aceleração, Avanço Escolar e para profissionais com experiências adquiridas.

  • RG; (02) cópias
  • CPF; (02) cópias
  • 2 fotos 3×4;
  • Comprovante de endereço; (03) cópias
  • Título de eleitor; (03) cópias
  • Cópia do certificado de reservista (03) cópias
  • CÓPIA AUTENTICADA do Histórico Escolar e do certificado de conclusão do ensino médio; (01) cópia autenticada e (02) cópias simples.
  • Certidão de Nascimento ou Casamento; (03) cópias
  • CÓPIA AUTENTICADA e SIMPLES da CTPS – Carteira de Trabalho, dos contratos de trabalho. (01) cópia autenticada e (02) cópias simples.
  • CÓPIA SIMPLES de todos os certificados, cursos e diplomas para comprovação de habilidade e competência na área pretendida; (03) cópias
  • Currículo de atividades profissionais assinado por um responsável técnico com registro no CREA.
  • Declaração de dispensa de estágio assinado pelo representante da empresa de vinculação.

Categorias de Cursos

Matricule-se Já



https://www.neced.com.brSlide thumbnail
https://www.neced.com.brSlide thumbnail



Olá! Clique e fale com um Representante

Chat Via WhatsApp